Produções textuais

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A polêmica do jovem craque do futebol

Olá, tudo bem?
Hoje, gostaria de falar sobre um assunto que está gerando polêmica, este é o caso do Neymar, menino prodígio do Santos.
Acho que você já ouviu algo à respeito. Não? Então entre neste site e fique por dentro da história.

Agora, assista este vídeo, que é uma matéria do Fantástico exibida dia 19/09/2010.



Leia estes comentários sobre esta história.

Bom, agora, gostaria de saber a sua opinião. Analise toda esta situação de forma bem crítica e responda, em forma de texto, as questões abaixo.
- Você considera correto o que o Neymar está fazendo? Por quê?
- As atitudes do craque podem estar relacionadas ao fato de ele ser muito jovem, por ter alcançado a fama muito rápido, por não ter tido uma boa estrutura educacional na sua casa ou por um outro motivo? Justifique.
- Isso pode influenciar os fãs dele, os meninos que o veem como referência de um sonho que deu certo? Justifique.
- Se você fosse o diretor do Santos o que você faria? Apoiava Dorival, o técnico, ou o Neymar? Por quê?
- Você acha que a punição sugerida por Dorival resolverá o problema da indisciplina do atacante? Por quê?
- Você acha que uma pessoa bem educada pode mudar de atitude, sendo sem educação, dependendo do contexto em que ele se encontra?
- Uma pessoa que não respeita o próximo é bem vista por você? Você gostaria de ter laços afetivos (ser amigo, namorar) com ela?


Observações: Lembre-se que seu texto precisa ter: ínicio, meio e fim e a linguagem usada precisa ser culta, então nada de gírias, palavrões e abreviações.
Adoraria que sua resposta estivesse no comentário do blog, pois a ideia, como eu havia dito anteriormente, é dar dinamicidade as nossas aulas. Não fique com vergonha, as respostas são individuais. Então, mãos à obra.

Beijinhos :*

16 comentários:

  1. -Na minha opinião eu acho que o jogador Neymar está super errado, porquê ele é um menino jovem ainda,tem muitos jogos pela frente e pode ter muitos mais penaltes em sua carreira.
    -Eu acho que as atitudes do craque está relacionada a perda dos seus parceiros em campo 'Ganso e Robinho', pode ser esse o motivo, ou por ter conquistado sua fama tão jovem e não está tão acostumado com tudo isso.
    -Isso pode influenciar os seus fãs sim, pois era o sonho de Neymar ser um jogador famoso,e ele conseguiu,então por isso seus fãs pensam o mesmo, que quando quer e corre atrás no final sempre acaba dando certo.
    -Se eu fosse diretor do Santos,eu aponharia o técnico Dorival, pois Neymar em seis penaltes perdeu três,intão significa que deve dar chances aos outros do time também, não achar que só ele é o melhor e ser menos mal educado.
    -Eu acho que a punição sugerida por Dorival resolverá o problema da indisciplina do atacante sim, porquê pelo menos com esse constrangimento todo ele irá refletir mais o que está fazendo e ver que realmente está reagindo muito mal.
    -Sim,uma pessoa bem educada pode mudar de atitude, sendo sem educação, dependendo do contexto em que ele se encontra, porquê ningúem sabe o que está se passando na cabeça de cada um de nós,se existe problemas na família, se não está acostumado com aquilo que está convivendo,etc.
    -Nunca que uma pessoa que não respeita o próximo será bem vista por mim, eu posso ser amiga dessa pessoa sim,mas para tentar lhe ajudar,agora namorar ai ja é um pouco de mais.

    Aluna:Ingridy.
    9° Ano 'D'

    ResponderExcluir
  2. Eu nao considero crreto o que Neymar esta fazendo,porque ele esta pensando so nele e nao no time.
    Sim as atitudes do craque podem ser por causa que ele aucansou a fama muito rapido ,e ainda era muito jovem, e tambem por nao estar aguentando a presao de todos.
    Sim, pois seus fans se espelham nele,e acham que fazendo o que Neymar vao ser igual a ele.
    Se eu fosse diretor do santos eu apoiaria o tecnico Dorival, pois Neymar esta passando por uma fase dificil e nao esta preparado pisicologicamente.
    Sim, eu acho que a puniçao que Dorival sugeriu para a indiciplina de Neymar vai resolver o problema, porque ele vera que esta errado e tentara melhora.
    Eu acho que quando uma pessoa esta com problemas ,ou esta se sentindo presionado o que eu acho que Neymar esta sentindo, pode sim mudar de atitudes radicaumente sendo ate mal educado e muitas outras coisa.
    Uma pessoa que nao respeita o proximo pra mim e uma pessoa egoista que so pensa em si mesmo, e nao teria nem uma chance de ser meu amigo, eu poderia conversar de vez enquando, e a respeito de namorado ,muito menos pois se ele nao respeita o proximo nao iria me respeitar.

    Yasmin Suellen Maas.

    ResponderExcluir
  3. eu não concidero correto oque o neymar está fazendo,porque ele só está pensando nele e não nos seus parceiros de campo. -acho que é porque ele não está jogando com os seus parceiros'ganço e robinho,ou também porqu alcançou a fama nmuito no vo. -eu acho que isso pode sim influenciar os seus fãñs,eles vãõ querer ser que nem ele guando eles esiverem grandes. -se eu fosse o diretor do santos eu apoiaria o técnico dorival,porque o neymar está passando por uma fase dificil e també ele tinha que dar chance para os outros jogadores. -eu creio que sim,porque ele vai pensar mais no que esta fazendo com otime e vai melhorar. -eu acho que sim também depende do poblema que voce está passando,mas não é porque voce está passando por um poblema que voce deve descontar nos outros. -uma pessoa que nãõ respeita os outros não é bem vistá por mim porque,e nem quero que seja meu amigo muito menos namorrado se ele nãõ respeita nem os outros ele vai respeitar eu. jéssica soza.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que quando uma pessoa esta com problemas ,ou esta se sentindo presionado o que eu acho que Neymar esta sentindo, pode sim mudar de atitudes radicaumente sendo ate mal educado e muitas outras coisa.
    Uma pessoa que nao respeita o proximo pra mim e uma pessoa egoista que so pensa em si mesmo, e nao teria nem uma chance de ser meu amigo, eu poderia conversar de vez enquando, e a respeito de namorado ,muito menos pois se ele nao respeita o proximo nao iria me respeitar.
    uma pessoa que nãõ respeita os outros não é bem vistá por mim porque,e nem quero que seja meu amigo muito menos namorrado se ele nãõ respeita nem os outros.

    ResponderExcluir
  5. Acho que ele só está meio que refletindo a pressão que esta sendo imposta a ele.
    Sim, acho que issso foi tudo muito novo pra ele, e por esse motivo esta tendo essas atitudes.
    Acho que sim, todos os meninos tem seus idulus, e são principalmente nofutebol sonham em ser comoe le algum dia ter fama e dinheiro.
    Defendo o técnico, poruqe o Neymar precisa de uma certa educação em campo.
    Acho que sim, seria muito bom para ele refletir suas atitudes.
    Uma pessoa bem educada é muito mais facil de mudar, mais uma pessoa sem educação já é mais complicado, o jeito é ouvir o jogador e tentar ajudalo nesse ponto.
    Não, com uma pesso sem educação não gostaria, mais os "ataques" do jogador pareçe ser quando esta sobre pressão, mais mesmo assim não gostaria de ser amigo de uma pessoa que não respeita o próximo.

    ResponderExcluir
  6. -Eu não considero o que o jogador Neymar esta fazendo, porque ele como jogador não tem direito de agir dessa forma, pois seu treinador que comanda o time, o Neymar tem muito futebol ainda pela frente e não presciza de fiquar agindo dessa forma.
    Sim, ele agiu dessa forma por ter aucansado a fama muito rapido e por isso acha que manda em tudo, se ele tivesse uma educação melhor acho que isso nao teria acontecido.
    Isso pode influenciar os Fans deles de uma certa forma, porque os fãns c espelham nele, nele "no jeito de jogar futebol de Neymar", mais tem pessoas que vão achar que o Neymar está correto e por isso que pode influenciar os Fãns dele.
    Se eu fosse o diretor do santos eu apoiaria o Tecnico Dorival , porque um jogardor não pode chingar ele por apenas manda o seu companheiro bater o penauti.
    Por uma certa forma eu acho que a punição de Neymar iria mudar a disciplina do atacante porque ele iria pensar bem antes de cometer o mesmo erro.
    Se essa pessoa for educada pode sim mudar de atitude.
    Uma pessoa que não respeita o Próximo não é bem vista por mim, e nunca eu queria fazer um laço efetivo com ela, mas as pessoas tem direito a 2ª chance, e mudando de ato eu provavelmente seria amigo dele.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, eu ñ considero correto o que o jogador NEIMAR esta fazendo, porque ele utimamente anda cometendo varios erros,e esta muito nervoso durante todas as partidas jogadas do santos em setembro,ou seja quando os seus parceiros de time "Robinho e Ganço" saiu do santos,isso deve ter causado muita raiva e despreso pra ele.
    Outro problema acontecendo com o Neimar,é que ele é muito jovem e esta fazendo muito susseço, e o jogador não esta se adaptando rápido de acordo com o susseço dele.
    Isso pode influênciar sim os seus fãns de acordo com o susseço que o menino prodigio esta fazendo mas,tambem pode mostrar como é a vida de um jogador jovem e, demontra tambem que os seus fãns tem que lutar sim pra conseguir que sempre tudo da certo.
    Se eu fosse o diretor eu apiaria sim o técnico Dorival Junior,porque ele estava certo de dar um tempo para o Neimar.O Neimar estava precisando de dar uma chance aos outros jogadores do seu time pois, ele estava perdendo muitas chances de fazer o Santos vencer como de seis penaltes cobrados,ele só acerto três.
    Eu acho que a punição do técnico iria resolver sim, a disciplina do Neimar porque, com esse tempo sem jogar ele poderia tentar se adaptar mais em seu time alem,de esfriar um pouco a cabeça dele.
    Uma pessoa educada pode mudar sim sua atitude,sendo sem educação de acordo com o seu contexto.
    Uma pessoa que respeita o próximo não é bem vista por min, porque essa pessoa não tendo respeito é classificada como sem educação e isso atrapalharia muito numa amizade ou num relacionamento.Por isso Neimar, pensa um pouco no seu time e deixe os seus parceiros tambem fazerem sesseço.

    ResponderExcluir
  8. eu nao acho certo, porque quem manda no time o treinador nao neymar, o neymar ta la pra joga bola nao para mandar no time, o treinador perdiu para o maquinho bater o penalte porque ele e mais esperiente ,tinha umas rodas atras que o neymay estava errando muinto penaltes ,mandar o trenador ir embora por causa dele isso e um desrrepeito, porque os torcedores acha que o neymar e uma estrela mas pramim ele e um moleque sem educaçao

    ResponderExcluir
  9. na minha opiniao o neymar estar errado, porque ele quer ser o mais bom do santos quer bater o penaltes tudo, e nao os outros jogador porquer ele acha o melhor do brasil ele acha o bunitao fais um tempo que ele esta errando muitos penaltes e aquele dia do jogo teve um penaltes e o treinador mandou o maquinho bater e o neymar achou ruim porque nao eu e bateu boca com o treinador, e o treinador foi despedido pelo santo so por causa do neymar isso e grave pra todos treinador, nois estamos criando um mostro no campo nao um jogador, isso e pra todos o jogador do brasil, nao so pro jogar tambem pros treinador.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. -Na minha opinião eu acho isso muito errado,porque o Neymar ele ainda é muito novo e tem muitos outros jogos para ele jogar e competir imagina se em todos os seus jogos ele dar um Bafão desses.
    -Eu acho que sim, o craque concerteza está relacionado a isso tudo, e também a sua fama pode ter começado rápido demais.
    -Sim isso pode infuenciar os seus fãs, porque Neymar também tinha um Sonho de ser um jogador famoso e os seus fãs pensa se ele conseguiu porque eu não vou conseguir isso influencia muito.
    -Se eu fosse o diretor dos Santos, eu apoiaria o técnico Dorival porque não tem só o Neymar de jogador e ele tem que dar chances para outras pessoas.
    -Eu acho que a diciplina que o Dorival está dando pro Neymar resolverá sim,porque ai ele poderá vê o que está acontecendo de errado com ele e poderá se concertar, mais também só poderá ter concerto se ele quiser.
    -Sim, uma pessoa bem educada pode mudar de opinião e se transformar em uma pessoa sem educação dependendo do contexto em que ele se encontra, porque também ninguém sabe o que está acontecendo com ele.
    -Nunca que uma pessoa que não respeita o próximo é bem vista por mim, se ela não ama o próximo é sinal que ela nem se ama na verdade, posso até ser amigo desta pessoa nada mais.

    Aluna: Monalisa.
    9º Ano D.

    ResponderExcluir
  12. Eu nao concidero certo oque Neymar esta fazendo,
    pois ele esta sendo egoista, esso esta pensando nele.
    Sim as atitudes do craque podem estar relacionadas
    com o fato de ele ser muito jovem.
    Isso pode influenciar sim, as pessoas que o veem como um idolo que venceu na vida e se superou.
    Eu apoiaria o tecnico porque ele sabe o que faz.
    Eu acho que a puniçao do tecnico rsouvera o problema sim porque ele tentara mudar e vai pensar no que fez.
    Eu acho que uma pessoa educadapode mudar a qualquer momento sim dependendo do que se passa na sua vida.
    Uma pessoa que nao respeita o proximo nao e bem vista por mim e nem pra ser meu amigo nem meu namorado.

    Juliana. R. Surubi

    ResponderExcluir
  13. -No meu modo de pensar, Neimar está completamente errado, pois ele está pensando em si próprio, e não nos seus amigos do time.
    -A atitude de Neimar pode estar relacionado a sua grande conquista de fama ainda jovem.
    -Isso também pode prestigiar os seus fãs, pois o sonho de Neimar era ser um jogador famoso, e ele conseguiu.
    -Se eu fosse o diretor dos santos eu apoiaria Dorival, pois Neimar está passando uma pressão psicológica muito grande.
    -Na minha opnião, a punição enunciada por Dorival resolverá a questão difícil da indiciplina de Neimar, pois com todo esse transtorno, ele irá refletir o seu comportamento e ver que o modo de agir dele está incorreto.
    -Uma pessoa que não respeita os seus companheiros, de maneira nenhuma será bem vista por mim. Eu não seria sua amiga e muito menos sua namorada.
    Thayna Kévillyn Pereira Campos. 9 ano "D".

    ResponderExcluir
  14. "As máscaras vão cair...",bem como a letra da música de Claúdia Leitte diz.Com toda sinceridade,quando uma pessoa está no auge de sua fama,na minha opnião,é o momento que deve tomar mais cuidado,pois qualquer ato pode virar uma polêmica ou um escândalo.
    Não considero nada correto o que o Neymar está fazendo,ele está sendo individualista e prejudicando a si própio.
    Alcançar a fama tão jovem e rápido pode sim ser uma das causas disto,mas se ele não souber organizar e administrar bem a sua fama:de nada vai adiantar ter conquistado a fama assim rápido e jovem.
    Triste é saber que ele tem muitos fãs que se decepcionaram com essa ação de seu ídolo.Seria bom se ele conseguisse seu controle,porque daí ao contrário de tantas manchetes de jornais e sites que falam sobre a polêmica,a manchete seria outra:"Neymar dá a volta por cima!".
    Se eu fosse o diretor do Santos eu concordaria com Dorival,e a punição seria aceita,pois nesse tempo de punição ele poderia pensar e refletir sobre o que fez e porque fez.
    Uma pessoa educada,dependendo do contexto pode acabar mudando de comportamento,mas não deve,no caso de Neymar não entendi qual foi o motivo.
    Uma pessoa desta forma não é tão bem vista por mim,mas antes de criticar esta pessoa eu tentaria entender os seus motivos,suas razões e aí sim conversaria com esta pessoa e diria a mesma que agir como Neymar agiu não é a solução certa.
    Eu poderia ter laços com a pessoa após observar os atos e conseguir convencê -la que ser exasperado e pueril não é a resposta.
    Bem aqui concluo e termino o meu texto supostamente crítico,espero que tenha sido,além de crítico para mim é uma "força" pro Neymar mudar suas atitudes - assim espero e quero - e dar a volta por cima.Vai lá Neymar!

    Matheus Araújo Tabosa 9°Ano D

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Dificil de falar de futebol sem falar do mais novo fenomeno: Neymar.
    O garoto tem apenas 18 anos mas tem se destacado no mundo do futebol. Porém seu comportamento suas atitudes tem negredido sua imagem em publico. Mal "saiu da casca do ovo" como dizem aí fora e já perdeu a humildade.Alguem precisa conscientizar ele, se não a vida vai mostrar a ele o que acontece com jogadores assim independente do seu talento.
    Muitos dizem que é fama é até a mídia que esta impondo esse comportamento agressivo de Neymar, mas existem muitas pessoas que não tem fama e muito menos dinheiro e tem esse comportamento...
    Algo que não posso deixar de comentar é a sua má influencia para os fãs, jamais uma mãe vai querer que um filho se espelhe num idolo mal carater só por causa que é talentoso.
    Como diz a lei da quimica pra cada ação uma reação... O Neymar se comportou mal e como consequencia disso, uma puniçao. A qual no meu ponto de vista não vai resolver em nada, pois é fácil errar, pedir desculpas e voltar pro time, pagar uma multa ganhando o salario gigantesco que esse menino ganha.
    Talvez dentro deste contexto eu venha estar errada, mas quero deixar clara a minha opnião sobre isso o Neymar agiu de forma errada,porém se ele for uma pessoa educada ele bem pode tentar mudar.
    Para encerrar quero falar um pouco sobre relacionamentos afetivos com pessoas que não respeitam o proximo. Conta-se que em certa ocasião um individuo estava colocando flores em um tumulo,quando viu um sujeito ao seu lado colocando um prato de arroz no tumulo. Ele perguntou-lhe:
    - Voce acha que seu defunto vai comer o arroz do prato? O mesmo respondeu:
    - Sim, quando o seu defunto vir cheirar as flores que voce colocou... kkkkkk
    Moral da historia:
    Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto,é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter.
    As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto é impossivel manter laços afetivos com uma pessoa que não respeita a opnião dos outros.

    Daiane S. Santos
    Estudante do 9° Ano

    ResponderExcluir