Produções textuais

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ditadura da moda

Estar na moda é algo tão casual, não? Para alguns estar na moda é usar a cor da estação, seguir as tendências da moda, saber combinar roupas do guarda-roupa optando pelo seu próprio estilo.
E agora? Vem uma pergunta: Temos que seguir um padrão imposto ou o nosso estilo? Será que temos nossa opinião expressa no que vestimos?
Costumo a ver a moda como a escravidão, onde as pessoas são servos da moda. (É obvio que há coisas que podemos declarar proveitosas, mas estas são raras.)
A mídia também é demais! Ela apresenta mulheres magras, homens malhados, roupas da marca XYZ, estilo do cantor fulano, cabelo da atriz ciclana como se tudo isso fosse um padrão a ser seguido. Então os mais vulneráveis se deixam enganar e vemos então a criança dizendo: "Manhê, eu quero a sandália da Xuxa... " Os adolescentes nem se fala "E aí mano, cê viu minha calça da XYZ?"
Já outros esquecem os bons costumes morais e abusam de vestidos de pequeno comprimento (não que não deva usá-los, também não estou dizendo isso), mas usar a roupa adequada no ambiente adequado.
Me lembro como ontem, o auge do sucesso que fez a novela RBD, lembro que seus protagonistas ganharam fama e audiência. Seus fãs, para imitarem os exemplos deixados pelos ídolos, pintaram o cabelo, comprarm as roupas deixadas a exemplos deste jeito rebelde de ser. Até ouvi um comentário que alguns fãs cometeram suicídio por causa do término da novela, mas isso não vem ao caso.
Ainda fica uma pergunta: será a moda que te controla, que te dá ordens, que te impõe sujeições? A moda dita sua forma de ser ou você dita a moda? Quem controla quem?

Esta crônica foi escrita pela aluna Daiane Silva Santos, 14 anos. Aluna do 9º ano D da escola Joaquim Nunes Rocha.

5 comentários:

  1. Parabéns, Daiane! Simplesmente ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, Daiane ficou muito legal e sincera, todos que lerem vão adorar!!!!!!!!!beijos.

    ResponderExcluir
  3. PROFESORE A SENHORA COLOCOU MINHA CRONICA NO SEU BLOG? NAO ACREDITO!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Daiane a sua crônica ficou maravilhosamente perfeita,vou admitir que preciso de algumas dicas suas.

    ResponderExcluir