Produções textuais

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A formiga má

Olá pessoas queridas, hoje vou postar um texto  da aluna Simone do 7º ano B. Ela criou uma paródia de uma fábula que é muito conhecida: "A fomiga e a cigarra" do escritor La Fontaine.
Apreciem esta produção! E deixem comentários, tá? Beijos.


Era uma vez, uma formiga má que morava numa cidadezinha muito distante. Essa formiga trabalhava sem parar no verão, para não ter que trabalhar no inverno. Nesta cidade, vivia também uma cigarra que só cantava e não fazia mais nada.

Passado o verão, a formiga má e suas companheiras, de trabalho, tinham casa e comida. Mas como ela era muito má, resolveu morar sozinha para não ter que dividir o que conseguiu no verão.
Num dia muito frio, bateu na porta da formiga má a cigarra. E ela disse:
- Abra, por favor, estou morrendo!
- O que você quer? – Perguntou a formiga com um ar arrogante.
- Queria que você me desse casa e comida durante o frio.
A formiga retrucou:
- O que você fez durante o verão?
- Ah! Eu cantava! - Falou a cigarra toda orgulhosa.
- Então era você que cantava enquanto eu trabalhava? – Perguntou a formiga enfurecida.
- Sim, era eu.
A formiga abriu a porta e olhou a cigarra com ar de deboche e disse-lhe:
- Para conseguir o que querer, terá que limpar a casa e fazer tudo o que eu pedir. Aceita?
- Sim. – Disse a cigarra, não vendo outra solução.
- Venha amanhã. – Falou a formiga.
A pobre cigarra com muita fome e frio foi embora e no outro dia, bem cedinho, foi à casa da formiga e começou a trabalhar. Limpou tudo. Passou o dia trabalhando, quando chegou a noite, a cigarra muito cansada disse:
- Terminei, agora posso comer alguma coisa? Estou com fome, muita fome.
A formiga olhou-a e disse:
- Como você foi burra de acreditar que eu te daria comida e cama! Eu não dou nada à ninguém! Eu só queria que você trabalhasse para mim. Agora, sem querer ofender, “DESINFETA”
A cigarra, com esta história, aprendeu uma lição: “Jamais confiar em gente má, não vale a pena.”

Este texto foi escrito por: Simone Andreta dos Santos

3 comentários:

  1. nossa professora adorei o texto da simone !!!
    ficou muito legal...

    ResponderExcluir
  2. Realmente a Simone fez um texto muito bom.
    E assim como ela, todos podem fazer textos maravilhosos.
    Batam querer, porque capacidade eu sei que vocês têm.

    ResponderExcluir