Produções textuais

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Internet: vilã ou mocinha?


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje iremos começar a desenvolver o nosso projeto da aula de Português sobre texto opinativo.
Como não poderia deixar de ser, escolhi um tema que pertence ao contexto de vocês, meus caros "alunautas".
Quem pode responder este enigma: A internet é benéfica ou maléfica para os jovens? Ela prejudica ou ajuda nos estudos? Os jovens estão ficando preguiçosos com esta ferramenta? Ela está favorecendo para que cada vez mais a população escreva errado?????????

Como vocês puderam observar, pelo tanto de perguntas, eu estou aflita querendo que alguém me diga algo à respeito. Então, pensei, pensei e tive uma ideia: Por que não perguntar para os meus alunos? Afinal de contas, são eles que estão conectados diariamente neste mundo cibernético.

Encontrei na revista superinteressante, nº 256 de 2008 duas entrevistas que falam sobre este assunto.  Uma entrevista foi feita com o americano Mark Bauerlein, na qual ele afirma: A internet nos deixa estúpidos.
A outra foi feita com o filosófo David Weinberger e ele garante: A internet nos deixa inteligentes. Estes dois textos servirão de suporte para vocês. Então, leiam-os e dêem suas opniões sobre este assunto.

Lembrem-se apesar de estarmos em um blog, você deverão expressar suas opiniões sem gírias e nem abreviações na forma culta.

Estou ansiosa esperando as postagem de vocês.
Beijos :*

18 comentários:

  1. Eu acho que os jovens de hoje estao sim se afastando dos estudos por causa da internet, confundindo escola com o mundo virtual,trocando o vocabulario de internet com vocabulario escolar. Alunos de hoje nao querem saber de um bom livro e sim de um bom jogo um bom video-game e outras coisas de seu interesse. Eu acho que internet tinha que se usada por coisas boa como a professor do texto anterior disse, entao eu acho que pais tinham que impor limites .

    ResponderExcluir
  2. EU ACHO QUE O JOVENS QUE ESTAO SE AFASTANDO DOS ESTUDOS PRA MECHER NA INTERNET POR CAUSA DE COISAS RUIM NA INTERNET ATE EU UM POUQUINHO TO ASSIM, MAIS MUITAS COISAS NAO SAO RUIM NA INTERNET TEM COISAS BOA, SIM MUITAS RUIM MAIS BOA TAMBEM SO VOCE PROCURA. EU ACHO QUE A INTERNET TINHA QUE TIRAR AS COISAS RUIM E COLOCA BOA.MUITAS PESSOA FICA SE ILUDINDO DA INTERNET VIRTUAL EU ACHO QUE OS PAIS TINHO QUE COLOCAR OS JOVENS MAIS PARA O ESTUDO E DIMINUIR UM POUCO MAIS A INTERNET..

    PROFESSORA FOI COM A MINHA PROPRIA PALAVRA QUERO UM DEZ. BLZ

    ASS:JHON HEBERT

    ResponderExcluir
  3. EU ACHO QUE OS JOVENS DEVERIAM SE DEDICAR MAIS AOS ESTUDOS E DEIXAR INTERNET SÒ PARA PESQUISAS,TRABALHOS,COISAS DO INTERESSE ESCOLAR. DEPOIS DOS ESTUDOS BRINCAR.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, os dois textos estão corretos; só basta sabermos usar a internet. Exemplo: em vez de ficarmos na "lan house" uma hora no ORKUT, MSN, FACEBOOK entre outros, porque não ficamos pelo menos 15% desse tempo para consultar outros sites como infoescola, Brasil escola e vários outros sites escolares? Então tenho certeza que, quem tem interesse em aprender ultiliza de forma correta, e com certeza, pra essa pessoa, a internet é bem aproveitada e, de maneira alguma, a mesma será vilã. Mas quem fica o tempo todo jogando, ou até mesmo falando "lorotas e abobrinhas" no ORKUT e MSN escrevendo tudo abreviado e falando gírias nunca será um exelente aluno, e em consequencia disso para essa pessoa a internet é um péssimo instrumento escolar.
    Esse é o meu modo de pessar sobre esse assunto.
    Escrito por Thayná Kévillyn Pereira Campos.
    9 ano "D".
    Te amo de mais professora!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo um pouco com que Mark Bauerlein diz, pois nós alunos estamos sim se afastando dos estudos para ficar na internet, só que também não precisa afastar msn, orkut etc.Basta o intendimento de cada um de nós, se somos inteligentes e queremos um futuro melhor, concerteza iremos saber separar escola com internet.
    Quanto a opinião de David Weinberger, concordo que a "internet nos deixa inteligentes".Por ficarmos acessando tanto sites, aprendemos coisas a mais que nem em escola se fala, mas sempre devemos prestar bem atenção onde entramos e com quem falamos.Internet é muito bom?Sim, ela nos ajuda demais, hoje em dia até os mais velhos estão querendo aprender como se meche em tudo isso.

    Aluna: Ingridy de Paula Nogueira.
    9º Ano 'D'

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a enternet nao e uma coisa muito boa porque os pais nao sabe o que estao acontecendo com seus filhos na enternet,mais para fazer trabalho e pesquisa.E tem jovens que sempre entra para bate papo com um estranho pois eu acho que eles tinha que ter tempo para pega um bom lirvo para ler e de pois poderia tirar um tempo para emtra na enternet e se conectar com seua amigos.




    beijos geovana.





















































































































































































































































































































































































































































































































    Eu acho que

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a enternet nao e uma coisa muito boa porque os pais nao sabe o que estao acontecendo com seus filhos na enternet,mais para fazer trabalho e pesquisa.E tem jovens que sempre entra para bate papo com um estranho pois eu acho que eles tinha que ter tempo para pega um bom lirvo para ler e de pois poderia tirar um tempo para emtra na enternet e se conectar com seus amigos.




    beijos geovana.





















































































































































































































































































































































































































































































































    Eu acho que

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião a enternet é boa para as pessoas que sabe utilizar .Mas as pessoas que não sebem utilizar a enternet é ruim , porque tem pessoas que se cominica com outras pessoas pessoas que almenos as conhece e só porque essa pessoas que ele(a)conhece diz " eu te amo " dai você sai para comnhecer essa pessoa e não avisa . Quando você chega dai você acaba sendo sequestrada ou até mesmo morto(a)dai você vai ver que a pessoa que dizia eu te amo sem você almenos conhecer ja estava tramando sua morte des do dia em que te conheceu ,Então vamos tomar mais cuidado com quem nos falamos que seja pelo mns ou pelo orkut onde for tome cuidado você não sabe com quem esta falando .....



    bjinnnnn
    DE: SUA ALUNA KALLYBIA NÃO A MELHOR MAS A DE SEMPRE

    ResponderExcluir
  10. Na minha opião eu acho que os jovens de hoje estão se envolvendo de mais com a internet e deixando os estudos de lado.Eles só pensam em ORKUT,MSN e JOGOS ONLAINE, esses jovens tinham que se dedicar mais um pouco aos estudos e deixar a internet de lado para eles mais tarde terem um futuro melhor.Eu tamém acho que os país desses jovem tinham que tomar algua atitude sobre isso, fazer eles pegarem um caderno e irem estudar mais. A internet também é boa para pesquisas trabalhos e etc,mas tem que ter o seu limite alguns jovens passam do limite e ficam acordados áte altas horas da noite falando com alguem que eles nem conhece.Essas pessoas tem que tomar muito cuidado com quem você esta falando, por causa que tem muitos causos de pedofilia no mundo todo,e esses jovens presisam saber que na escola a gente aprende muitas coisas boas e que a internet não vai dar futuro nem um para eles.... E é isso ai que eu penso sobre a internet. ass;jéssica souza

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que dizer que os jovens estão ficando "burros" por causa da internet é meio radical. Porque é verdade a maioria dos jovens usam a internet para acessar orkut, msn, mas devemos pensar também ós jovens que usam a internet para fazer trabalhos e pesquisas. E alcontrário do que as pessoas dizem os jovens gostam sim de ler, muitos tem o abito de leitura.
    Eu acho que tirar a internet e o celular dos jovens é errado porque an tecnologia foi feita para nos ajudar e não para atrapalhar. Ta certo que muitos jovens usam a internet só para coisas banais, mas eu acho que tem muitas coisas que os jovens não gosta, e as vezes ele é o brigado a fazer. E quando obrigamos os jovens a faxer uma coisa que ele não quer fazer ele não vai ter nenhum pouco de interese em fazer isso, vai ser como se fosse uma tarefa que ele fosse obrigado a fazer e que ele não desse a mínima para ela.
    Então sempre que tentarem afastar os jovens da internet não vão conseguir, pode até ter essa ipótese de conseguirem, mas não se esqueça que pode vir outras coisas melhor que a internet e continuar tudo como está.
    A internet não atrapalha e não deixa ninguém "burro", ela só nos ajuda cada vez mais.

    ResponderExcluir
  12. Eu não vejo a internet como um "vilão", muito pelo contrario,encontro nela várias fontes que me auxiliam nos estudos e em conhecimentos gerais, também posso através da internet trocar e exprimir opniões como aqui no blog, ela também traz praticidade à vida, disponibiliza inúmeras informações e dicas, inclusive em tempo real; evita o gasto de papel através de diversos meios, sendo o principal os chamados correios eletrônicos (e-mails); difunde promoções e publicidades em tempo abragente.
    Atualmente a internet tem sido um grande livro onde encontro assuntos de qualquer tema, exploramos então uma grande riqueza de conhecimento.
    Orkut,msn,face book e etc não são um "bicho de sete cabeças" temos neles a facilidade de nos indentificar com uma diversidade de pessoas e a facilidade de nos conectar ao mundo... Mas é preciso moderação caso contrario torna-se um vicio, retirando a disposição delas para outras atividades; pode se tornar uma fonte de gastos muito grande se não souber usá-la de forma adequada; sendo assim é preciso uma orientação da parte dos pais!
    Estava conversando com um amigo sobre esse tema e ele me disse "a internet e as redes socias são como a vida! Alguns preferem ficar com os amigos ao invés de estudar (risos)"
    Seguindo a mesma linha de raciocinio vemos então que o problema não se encontra na internet ou melhor não está na internet e sim no uso inadequado dessa poderosa arma!

    Aluna: Daiane Silva Santos

    ResponderExcluir
  13. Olha eu concordo com os dois textos,porque a internet vai ser ruim pra quem ultiliza-lá de uma forma ruim, muitas pessoas passam uma hora na internet em MSN, Orkut, Twitter e outros, se elas tirassem uma hora também para se interessar em alguma coisa que possa dar algum futuro ira ser bom.
    Então não existe a internet boa ou ruim, só existe quem não usa ela como deve, em vez de usa-lá para coisas que não irá nos levar a lugar nenhum vamos usa-lá para aplicarmos em nós mesmos um conhecimento.


    Aluna: Monalisa Santos.

    ResponderExcluir
  14. Eu não vejo a Internet como Vilã você aprende muito com ela, não vejo a internet como uma coisa terrível e tão ruim, pode dechar até preguiçosos mais não vejo um mal nisso, porque quanto mais rápido nos achamos as coisas, mais rápidos aprendemos, há também pessoas que não procuram coisas interessantes e não usam a internet para aprimorar seus conhecimentos, existe um lado ruim mas a pessoa aprende mais do que fica "Burra", mais depende muito da pessoa, se a pessoa não tem interesse em aprender ela só vai usar a internet como uma simples maquina de jogos e etc.
    Então no meu ponto de vista a internet não é vilã mais mesmo assim vai depender muito da pessoa se ela quer aprender ou não.

    ResponderExcluir
  15. A minha opnião sobre este assunto tem base nas frases:"A gente nunca muda sozinho.O mundo vai junto."(Patrícia Raguzzani)e "A noção de “crescer” muda a cada geração." do própio Weinberger.O mundo muda a cada geração e é certo dizer que devemos ser aptos a cada mudança.O problema não é a suposta "geração mais burra" e sim o mal uso da internet.No meu ponto de vista a internet é uma forma de comunicação,uma fonte de informação,um elo entre nós e o mundo,é uma forma de nos conectarmos as novidades e as informações que nem sempre o telejornal exibe por causa da censura.Será certo dizer que nós adolescentes somos "burros" ou então dizer que nem sempre fomos inteligentes?É claro que não,nós adolescentes,só estamos aptos as mudanças que ocorrem constantemente na nossa sociedade.Tais mudanças,que atualmente,não só os adolescentes estão se tornando aptos,os adultos também,pois não devemos ficar presos a algo ou a alguma geração,isso é regressão,a questão é a adaptação e o uso da internet,sendo ele mal ou bom.Adolescência é a fase em que formamos as nossas própias opniões,que tomamos as nossas própias decisões,acho que é um retrocesso dizer que somos "burros",na minha opnião Mark Bauerlein não quer assimilar mudança com evolução.Serei explícito na minha opnião:o problema não é a internet ou então os adolescentes e sim o mal uso.É necessário respeitar todas as gerações,por um breve acaso alguém já nos ouviu dizer que a geração de Bauerlein é a mais "quadrada"?Não,então não entendo qual o motivo o qual nos ofende nos denominando a "geração mais burra".Quem sabe utilizar bem a internet vai longe,mas quem não sabe nem eu imagino o que acontece.A internet é cultura,informação,biblioteca e muito mais,é só saber utilizar.

    Aluno:Matheus Araújo Tabosa

    ResponderExcluir
  16. Bom minha opinião e´que a internet tem sim seu lado ruim quando os jovens acessão coisa inadequadas,deixam e fazer tarefas e vão entrar em orkut,msn e outros. Também estam muito acostumados com a facilidade de ver tudo pronto na hora e não pensar muito.
    Por outro lado a internet é muito bom pra conversar com os amigos,ficar por dentro das noticias,falar com alguém que não vê a muito tempo,pesquizar sobre algo que você acha emportante e muito mais....
    É isso professora como tudo na vida a internet tem dois lados, mas é só sabermos usala!!!!!!!!!!

    Yasmin Suellen Maas
    9 ano D

    ResponderExcluir
  17. Eu sou a favor da internet, porque ela tem varias utilidades exemplo:você conhece outras pessoas, pode conhecer museu pela enternet, fazer pesquisa, coversar com a família que esta longe.Também podemos saber de noticias sobre o mundo,por exemplo a guerra contra o trafico do Rio de Janeiro.
    Mas também sou contra porque as pessoa principalmente os jovens se afastam da família e dos amigos, não sai de casa para fazer nada, como jogar bola,sair com a família, e outras coisas.Também ela é ruim porque as pessoas entram em coisas inadequadas a sua idade,e assim concluo o meu comentario sobre a internet.

    Aluna:Juliana Ribeiro Surubi

    ResponderExcluir
  18. A internet ela é muito boa, Para os jovens e para os adultos também, nela você encontra uma variedade imensa de informações, ela ajuda muito nos estudos mais usando de forma correta, porque muitas pessoas só copiam e colam sem lê isso prejudica muito o estudo, os alunos ficam preguiçosos, porque na internet você acha as coisas muito rápido e as pessoas estão deixando de procurar o livro para pesquisar e sim pesquisando na internet.Muitas pessoas estão sim escrevendo errado por causa da internet mais há pessoas que não escrevem errado, mais a maioria escreve.

    ALUNO: BRUNO

    ResponderExcluir